A visão sombria de Arnold Böcklin
Arnold Böcklin
Olá amantes da noite...
Hoje vamos falar sobre arte sombria, e para esse primeiro texto nesse tópico, resolvi falar um pouco sobre Arnold Böcklin...
Arnold Böcklin foi um pintor Suíço de grande influência no posterior movimento surrealista, um dos maiores expoentes da pintura germânica do século XIX que encontrava alegria nas simples paisagens ensolaradas da Itália, mas sua vida foi marcada por terríveis acontecimentos como perdas familiares, depressão e pobreza que fadado a tantas desgraças mudou sua arte consideravelmente para uma arte sombria e funérea.
Suas maiores pinturas foram sombrias e cheia de alusões a mundos estranhos, onde a morte costumava ocupar um lugar de destaque.
Arnold Böcklin costumava usar tons escuros para trazer uma visão mais sombria em cenários mais naturais como em campos, praias, rios e casas em ruínas onde podemos observar um toque de tristeza, melancolia, decadência e um certo tipo de obsessão pela morte que o acompanhou desde criança com suas tragédias pessoais, sendo assim o pintor estabeleceu com ela um relacionamento de paixão mórbida, arte, poesia visual e fascínio obscuro.
Um de meus quadros preferidos de Arnold com toda certeza é o quadro “Autorretrato com Morte Tocando Violino” (1872). O próprio nome da obra já fala muito sobre ela, mas com uma visão mais aguçada sobre o quadro podemos perceber algumas coisas que particularmente me encantaram ainda mais nessa obra.
Uma delas é que a morte sussurra em seu ouvido o som de um violino com apenas uma corda, a corda sol que tem o som mais grave do instrumento e incrivelmente a corda sol quando tocada sozinha tem um som maduro, mórbido, sério e ameaçador!
Arnold em seu autorretrato parece acabar de ouvir esse som e em seu rosto podemos perceber um ar assustado mas que reconhece aquele som e sabe do que se trata.
A morte por sua vez traz um sorriso irônico e debochado que com sua sútil melodia se faz lembrar a todo instante que estamos fados a ela nos fazendo ouvir seu ruído mórbido rasgando a escuridão de nosso ser!
Arnold Böcklin com certeza acrescentou muito em minha forma de ver a morte, a vida e o lado sombrio do ser humano, vale muito a pena conhecer mais a fundo sua vida, sua forma de ver o mundo e suas obras que perpetuaram na história da arte sombria da humanidade.
Escrito por: Obscura
Nenhum comentário:
Postar um comentário